2001 FRANÇA

1.     20 De Agosto de 2001, da Sobreda a Paris, França.

Foto, 2001-08-23, de manhã, a torre Eiffel vista do rio Sena, num passeio de Bateau-mouche, Paris, França

Manhã de 23 de Agosto de 2001, a torre Eiffel vista do rio Sena, num passeio de Bateau-mouche, Paris, Françe.

A Vida é uma Viagem composta de várias Viagens, disso não tenham dúvidas e a minha Viagem ensinou-me que quando damos valor às recordações já é tarde demais porque a vida é composta por instantes. Daí que enquanto houve e houver saúde, tempo e algum dinheiro para gastar nós optássemos por ver o Mundo. E só Deus sabe o quanto intenso e apaixonado foi (e será) cada instante que eu, a Ana e a Andreia, fizemos e faremos nas nossas Viagens. Aliás quem quiser saber o que foi a nossa Viagem até agora verá que mais não foi do que uma série de memórias de uns nómadas como nós. E hoje, aos dias que escrevo as nossas memórias, umas vezes viajamos, outras imaginamos cenas. E para que elas não se percam na memória dos tempos decidi “passar a limpo” o Diário de Viagem de cada uma delas. Há quem escreva com o intuito de transformar a sociedade, por exemplo. Eu, no meu caso, faço com intuito de preservar para a posterioridade as nossas Viagens que partilhei com aqueles que amo e que me amam. Assim sendo, no distante ano de 2001 partimos para França, mais precisamente Paris, para fugirmos da decadente e afundada trivialidade cinzenta do quotidiano lusitano. Numa manhã bem cedo, de 17 de Maio de 2001, iniciámos em Almada esta nossa viagem na já extinta agência de viagens Nouvelle Frontiers, situada na Praça S. João Baptista. Depois de muito vasculhar nas generosas ofertas lá efectuámos a sinalização da viagem. Ainda vigorava como moeda de pagamento o Escudo Português. A documentação era em português e em francês. O aeroporto de destino em França foi o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle em Roissy-en-France. Roissy-en-France é uma comunidade francesa, nos arredores nordestinos de Paris, situada no departamento de Val-d’Oise na região de Île-de-France. Num mapa são vinte e cinco quilómetros de distância até ao centro de Paris. No dia 2 de Agosto desse ano, á tardinha, com revigorado empenho, efectuámos o restante pagamento da nossa viagem a Paris na Nouvelles Frontieres. Abri o Diário e vai de anotar os primeiros dados da viagem. Bilhetes de avião: partida de Lisboa (LIS) para Paris (CDG) dia 20-08-2001 às 08h30m no voo AI935. O avião foi um Boeing 767 da companhia de aviação Aeris. A Aeris Airlines era uma transportadora aérea francesa, com base em Toulouse, no Hub do aeroporto de Toulouse-Blagnac, fundada em 1999 e extinta posteriormente em 2003 por dificuldades financeiras. Foi responsável por um importante contributo ativo e positivo para o transporte aéreo de passageiros dentro do território francês continental. Saímos de Lisboa bem cedo pela manhã, 07h50m, de 20-08-2001 e passados 2h30m estávamos a aterrar na Gália, no aeroporto Charles de Gaulle 1.

Manhã de 21 de Agosto de 2001, Gare du Nord, Paris, France.

Manhã de 21 de Agosto de 2001, Gare du Nord, Paris, France.

Depois de andarmos “à nora” pelo aeroporto, com as bagagens, lá pelas 11h15m adquirimos os bilhetes do RER de Charles de Gaulle para o centro de Paris, mais propriamente para a gare du Nord. Oficialmente denominado RER d´Île-de-France, o RER da Ilha de França é um comboio ferroviário regional urbano que serve toda a região de Paris a partir do Charles de Gaulle. Custo dos bilhetes em 2ª Classe: eu e a Ana Maria, 50 FRF e a Andreia, 35 FRF. FRF era a sigla da moeda francesa á altura: Francos Franceses. O Euro só viria muito mais tarde. A título de curiosidade diga-se em bom abono da verdade que os bilhetes do comboio já tinham a titulo meramente informativo o seu preço em Euros: 7,62€ os bilhetes de adultos, nosso caso, e 5,34€ os bilhetes de criança, caso da Andreia. Meio-dia, mais coisa menos coisa, e depois de andarmos quilómetros pela linhas subterrâneas do Metro de Paris, chegamos ao solo da Gare du Nord. Em português Estação do Norte, a Gare du Nord é uma estação ferroviária no centro de Paris de uma extraordinária dimensão. É uma realidade inaugurada em 20 de Junho de 1846, com o trajeto Paris-Amiens-Lille, e lembro que em 2001 era um dos seis principais terminais ferroviários de Paris administrados pela SNCF, a Société Nationale des Chemins de fer Français.

Manhã de 21 de Agosto de 2001, Gare du Nord, Paris, France.

Manhã de 21 de Agosto de 2001, Gare du Nord, Paris, France.

É um edifício em U, se assim lhe podemos chamar, localizada oficialmente no nº 112 de la Rue Maubeuge, no 10º Arrondissement (divisão administrativa) de Paris. Segundo dados da SNCF á data era a estação ferroviária mais movimentada da Europa e a terceira a nível mundial. Segundo a SNCF ela foi parcialmente demolida em 1860 e reconstruída para ampliação entre 1861 e 1865. Em 1960 são concluídas as primeiras ligações subterrâneas às linhas 4 e 5 do Metro de Paris. Em 1994 chegaram a esta Estação os primeiros comboios de alta velocidade, mais conhecidos por TGV, da Eurostar, ligando Paris a Londres atravessando o Canal da Mancha através do Eurotúnel, tornando Paris cada vez mais humano e desenvolvido. À saída da estação, na Praça Napoleão III, ainda me lembra, como se fosse hoje, do cheiro das Brasseries parisienses das quais mais tarde iremos desfrutar. E aqui chegados fizemos a nossa primeira paragem técnica, leia-se beber um café, para nos prepararmos para viajarmos pela capital do mundo francófono: Paris.

“Só existem dois lugares no Mundo onde podemos ser felizes: em casa e em Paris.”

(Ernest Hemingway, escritor norte americano, 1899-1961).

1 Comentário

One thought on “2001 FRANÇA

  1. ANA MARIA MARTINS MARQUES DOS SANTOS

    Quase 16 anos depois aqui ficam os detalhes da viagem que parece ter sido feita ontem. Como é bom recordar. Até parece que estamos lá.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: