2012_UM NOVO AJAW.

2º Semestre 2013

 (2.º Semestre 2013, Saga final de 2013)

 Marco Túlio Cícero, em latim Marcus Tullius Cícero, (106 AC – 43 AC) filósofo, orador, advogado e político romano, dizia que do mesmo modo que os campos, por mais férteis que sejam, sem cultivo não podem dar frutos, assim é o espírito sem estudo.

Assim continuei a cultivar o meu espírito na esperança de nele frutificarem as sementes da sabedoria. Pois só a sabedoria me poderá tornar amanhã um ser humano melhor que o de hoje. A minha felicidade, enquanto ser humano, pois é disso que se trata, também passa por isso: amanhã ser sempre melhor que hoje. Assim sendo, continuando a aprendizagem da língua saxónica, segui os concelhos de Cícero.

 Em 2013-12-10 obtive a Certificação Nº 684-2013 QREN 5445 Em Inglês – Relações Laborais – Aprofundamento.

 (Uma vez mais o meu reconhecido obrigado ao GIP Sobreda e a todos vós membros do English Club pela ajuda que me deram).

Mas a saga final de 2013 reservava-me uma boa surpresa: a agricultura. O êxodo das populações rurais, do interior do país e não só, para as grandes urbes citadinas, pós a Revolução dos Cravos, deixou uma enorme área de cultivo rural votada ao abandono. Quem, de entre nós, no início da sua atividade profissional preferia a intempérie e as agruras da vida rural em detrimento de estar sentado a uma secretária, num escritório qualquer, no quentinho do bem bom, com um computador, de fato e gravata, sem estar sujeito ao frio, ao calor ou á chuva? Eu fui um “desses”…

Em Setembro de 2013, a Câmara Municipal de Almada, numa atitude muito, mas mesmo muito louvável a todos os níveis, decidiu aproveitar os seus terrenos “baldios” e decidiu instituir a Rede de Hortas Municipais, de Agricultura Biológica, de modo a revitalizar algumas áreas urbanas abandonadas do cultivo.

As Hortas Municipais de S. João, criadas em S. João da Caparica, Costa de Caparica, foram pois as primeiras a serem criadas com o intuito de incrementar nas populações, com forte tradição cultural na agricultura, os benefícios da agricultura biológica, com enormes benefícios culturais, sociais, ambientais e de alimentação saudável.

Depois de lançado o concurso municipal eu fui um desses felizardos que foi contemplado com um lote de terreno para cultivo de agricultura biológica. O meu ginásio passou a ser a horta. Os meus aparelhos de musculação passaram a ser a enxada, o ancinho, a pá curva, o sacho, o regador, a colher de transplante, etc….etc…

E de Setembro de 2013 aos dias de hoje, meus amigos, já comemos de tudo o que lá plantei. Um dia destes vos darei conta das minhas safras.

Para quem queira saber mais sobre agricultura biológica aconselhar dar aqui uma vista de olhos:

http://www.agrobio.pt/pt/o-que-e-a-agricultura-biologica.T136.php

Pois como um dia eu aprendi, o aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos. O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade.

“A vida é como andar de bicicleta.               

Hortas de S. João

2 De Agosto de 2013 às 12:50 , Hortas Municipais de S. João da Caparica _Freguesia de Costa de Caparica_ Concelho de Almada_ Distrito de Setúbal_ Portugal

Para ter equilíbrio você tem de estar

sempre em movimento.”         Albert Einstein, físico alemão, 1879 Alemanha – 1955 Estados Unidos da América do Norte.                                                                                       (Eu sou o B4 e eu estou sempre em movimento)

Categories: 2012 UM NOVO AJAW | Etiquetas: , | 4 comentários

Navegação de artigos

4 thoughts on “2012_UM NOVO AJAW.

  1. Bem-haja, caro amigo, pela sua postagem.
    Como temos gostos comuns, se necessitar sementes, diga algo.
    Saudacoes

    Domingos Palma

    Liked by 1 person

    • Boa tarde, amigo Domingos. Obrigado pela sua ajuda. Nesse aspecto também temos alguma facilidade de oferta na nossa região. Mas, regra geral, encontram-se quase sempre só produtos da nossa região. Quem sabe, se a curto prazo, não fazemos algum tipo de negócio com as sementes que me possa arranjar aí da sua região ou de outras que tenha facilidade em ter. Um grande abraço para o meu amigo com os votos de um bom Ano Novo de 2015. Cordialmente, José Alberto.

      Liked by 1 person

  2. ANA SANTOS

    Muito instrutivo. Gostei muito dos detalhes (B4). Assim, quem desejar pode sempre fazer uma visitinha e conhecer ao vivo. Se estiver bom tempo, de seguida vai-se até à esplanada ou à praia que é mesmo em frente.

    Liked by 1 person

  3. Nós, eu a Ana e a Andreia, esperamos por vocês para depois, mais do que não seja, beber um café, numa esplanada ao Sol e por a conversa em dia.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

