PÁGINA DO LEITOR, (01º book).

VII.                   PÁGINA DO LEITOR, viagem pela Feira do Livro de Lisboa 2015.

2016-01-13 17h55m

Olá, gente boa. Boa tarde, boa noite, ou bom dia, conforme a hora do dia em que chegaram para continuarem comigo esta viagem. Venho vos dar conta da última ação de promoção do meu livro PÁGINA DO LEITOR. Diz o adágio popular de que na vida há uma vez para tudo. Parece que a viagem deste meu livro confirma o adágio. A Feira do Livro de Lisboa é um certame cultural que se realiza anualmente e, regra geral, fica localizada na Praça Marquês de Pombal. De todas as vezes que a visitei fi-lo sempre na condição de espectador, comprador, ou nem por isso. Foi pois graças a um convite da minha editora, Sítio do Livro, que em 2015 tive pela primeira vez a honra de frequentar esta feira na condição de escritor expositor. Malta, aquilo é mesmo o materializar de um sonho. Não que eu queira ser um escritor, reconhecido entre os meus pares e, imaginem a anedota, ganhando bom dinheiro para sustentar a família. Mas pronto malta, isto foi o que aconteceu.

Fotografia captada na tarde de 06-06-2015, na 85ª Feira do Livro de Lisboa 2015, Parque Eduardo VII, Praça Marquês de Pombal, Lisboa, Portugal.

Fotografia captada na tarde de 06-06-2015, na 85ª Feira do Livro de Lisboa 2015, Parque Eduardo VII, Praça Marquês de Pombal, Lisboa, Portugal.

De 28 de Maio de 2015 a 14 de Junho de 2015, ocorreu a 85.ª Feira do Livro de Lisboa, situado no Parque Eduardo VII, na Praça Marquês de Pombal, em pleno coração da capital, Lisboa e, no dia 06 de Junho, pelas três horas da tarde, lá estava eu na Feira, ao lado da minha primeira obra, muito bem acompanhado com a Ana e a Andreia. Também devo salientar o prazer da companhia da Sitio do Livro, na pessoa da amável Sandra Pena, bem como a amável companhia da escritora brasileira Espedita China e o seu marido. Termino agradecendo a todos aqueles que estiveram presentes comigo neste certame, bem como aos ausentes, que por motivos vários não puderam comparecer como seria do seu agrado.

Por fim, depois disto tudo que vos contei sobre a viagem do PÁGINA DO LEITOR, confesso-vos meus bons amigos e amigas:

Não quero saber se me consideram um escritor ou não. Eu só quero escrever.

=====================================================================================================================

VI.                   PÁGINA DO LEITOR, Bookcrossing, início na República Checa.

2014-08-19 18h18m

Olá. Boa tarde, boa noite, ou bom dia, conforme a hora do dia em que chegaram para continuarem comigo esta viagem. O desafio está lançado. Não um, mas dois desafios e já estão a decorrer. Conforme vos confidenciei deixei não um, mas dois exemplares deste meu livro, PÁGINA DO LEITOR, em dois diferentes locais do Mundo, de modo a tentar que estes meus livros viajem pelo Mundo. Os desafios são alguém os encontrar, ler e posteriormente o colocar em um outro local diferente de modo a que o livro vá até onde muito provavelmente nunca eu irei: CONHECER TODO O MUNDO. Vamos tentar que o livro seja lido pelo maior número de pessoas. Quem o ler depois ponha na minha página do facebook onde o deixou para nós termos um feedback desta minha iniciativa. O nome do livro, PÁGINA DO LEITOR, foi o segundo livro que escrevi e o primeiro a ser editado e pode ser consultado aqui:

http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/pagina-do-leitor/9789898413802/

Foto captada na manhã de 12 de Agosto de 2014 na Golden Lane, em Castelo de Praga, bairro da Hradčany, cidade de Praga, República Checa.

Foto captada na manhã de 12 de Agosto de 2014 na Golden Lane, em Castelo de Praga, bairro da Hradčany, cidade de Praga, República Checa.

Eu sei que é uma utopia, ou lá o que isso seja, mas tudo é impossível até ser possível. Alguém leva ou livro, lê, põe noutro sítio, publica onde o põe, de modo a que este meu livro dê a volta ao Mundo e volte de novo até mim. É um modo de publicitar gratuitamente este meu livro, a minha obra e eu. Vamos lá dar a volta ao Mundo com o meu livro PÁGINA DO LEITOR? Vou colocar este desafio em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Quem sabe se outros escritores não seguem esta minha ideia? Ela pode até não ser inédita. Mas estou disposto a por um livro num determinado local para ver se resulta. Quem quiser comprar o livro o mesmo encontra-se á venda on-line no sítio da editora Sítio do Livro. Estes são os meus contactos:

Mailbox:  aosabordovento@hotmail.com  

Social network: https://www.facebook.com/jalberto.silvadossantos.3 

Blog: https://euaosabordovento.wordpress.com/

Data e local onde deixei o 1ª exemplar:

11 De Agosto de 2014, 08h34m, no avião Calouste Gulbenkian, do voo da TAP TP708, voo de Lisboa, em Portugal, para Praga, na República Checa.

Data e local onde deixei o 2ª exemplar:

17 De Agosto de 2014, 19h50m, no avião da White, do voo TP 0707, voo de Praga na República Checa para Lisboa em Portugal.

Vamos lá a ver até onde estes dois livros viajam? 

=====================================================================================================================

V.                   PÁGINA DO LEITOR, projeto Bookcrossing.

2014-07-19 17h 50m

Boa tarde, boa noite, ou bom dia, conforme a hora do dia em que chegaram para lerem novamente esta minha mensagem. Estou aqui, perante vós, para vos lançar um desafio. Como sabem, em 2013, pela primeira vez na minha vida, conseguimos que um livro por mim escrito tivesse a coragem de ser editado. Saído do disco rígido do meu computador PÁGINA DO LEITOR foi o segundo livro que escrevi e o primeiro a ser editado. Podem consultar o livro, mais que não seja para matar a curiosidade, aqui nesta hiperligação à editora: http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/pagina-do-leitor/9789898413802/
Tem uma sinopse, um vídeo, ficha técnica, o autor e apresentação de parte da obra. Agora o que eu vos proponho é verdadeiramente um desafio inovador, inédito ou não eu isso já não sei dizer e que consiste no seguinte: 

Vou deixar um exemplar deste livro num determinado local, que depois vos direi, e o desafio é alguém o ir buscar, ler, e posteriormente o colocar em outro local diferente de modo a que o livro vá até onde provavelmente eu nunca irei: DAR A VOLTA E CONHECER TODO O MUNDO. Há quem diga que este desafio é uma derivação do conceito norte-americano do Bookcrossing.

Bookcrossing n. the practice of leaving a book in a public place to be picked up and read by others, who then do likewise.” — Concise Oxford English Dictionary

Foto captada na tarde de 21-12-2014, na Praia do Dragão Vermelho, em Costa da Caparica.

Foto captada na tarde de 21-12-2014, na Praia do Dragão Vermelho, em Costa da Caparica.

Eu sei que é uma utopia, ou lá o que isso seja, mas tudo é impossível até ser possível.
Alguém leva ou livro, lê, põe noutro sítio, publica onde o põe, de modo a que este meu livro dê a volta ao Mundo e volte de novo até mim. É um modo de publicitar gratuitamente este meu livro, a minha obra e eu. Vamos lá dar a volta ao Mundo com o meu livro PÁGINA DO LEITOR? Vou colocar este desafio em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Quem sabe se outros escritores não seguem esta minha ideia? Ela pode até não ser inédita. Mas estou disposto a por um livro num determinado local para ver se resulta…Onde querem que deixe o livro? Estes são os meus contactos….

José Alberto Silva dos Santos, Mail box: aosabordovento@hotmail.com

Social network: https://www.facebook.com/jalberto.silvadossantos.3
Blogue: https://euaosabordovento.wordpress.com/

Vamos lá fazer o PÁGINA DO LEITOR dar a volta ao Mundo….

=====================================================================================================================

IV.                   PÁGINA DO LEITOR, Promoção e divulgação, Fertagus, Estação Ferroviária de Pragal, Almada.

2014-06-13 16h 04m

Mais uma vez olá, amigos. Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora do dia em que estiverem a ler esta minha mensagem. Gostaria de continuar a partilhar convosco o meu trabalho sobre a vida e viagem do meu livro PÁGINA DO LEITOR. Rendam-se, como eu me rendi, e desfrutem pois então.

Foto de 10 de Dezembro de 2013 às 15h30, Painel de promoção do evento do PÁGINA DO LEITOR, Estação ferroviária da Fertagus Pragal, Almada.

Foto de 10 de Dezembro de 2013 às 15h30, Painel de promoção do evento do PÁGINA DO LEITOR, Estação ferroviária da Fertagus Pragal, Almada.

Em 10 de Dezembro de 2013, pelas 15h30m da tarde, levamos a cabo mais uma acção de promoção e divulgação do PÁGINA DO LEITOR, nas instalações da empresa Fertagus, mais precisamente na estação ferroviária do Pragal, em Almada. A realização deste evento só foi possível pela demonstração de gentileza, amabilidade e disponibilidade da Fertagus e da minha editora Sítio do Livro. As instalações da estação ferroviária foram cedidas graças aos bons préstimos e serviços da Dr.ª Raquel Santos bem como toda a logística, publicidade e Marketing do evento, a quem eu, reconhecidamente, agradeço. Os cenários e a decoração de interiores, bem como todo o apoio á promoção do evento, só foi possível graças ao trabalho voluntarioso e esmerado deste vosso humilde escriba em estreita colaboração com a Fertagus. Foi, diga-mos, mais uma vez, uma experiência enriquecedora, pelo menos para mim e a todos os níveis. E pelas 15h30, longe de um auditório cheio de centenas de pessoas, também não era isso o mais pretendido, estiveram presentes, poucos mas bons, alguns familiares, colegas do curso de formação de formação de língua estrangeira I Inglês, colegas das aulas de natação, amigos, hortelões da nossa quinta de agricultura biológica das Hortas de S. João, conhecidos, desconhecidos, e alguns (bastantes!) colaboradores da Fertagus que muito nos honraram com a sua presença. A todos os que estiveram presentes e a todos os ausentes que por uma razão ou por outra não puderam comparecer, embora manifestassem vontade para estarem presentes, o meu eterno agradecimento. Para um primeiro evento desta natureza em que eu fui o seu principal dinamizador, e pela primeira vez com o importante apoio empresarial de uma empresa com a dimensão e envergadura da Fertagus, convenhamos malta, a coisa até correu bem. Grato a todos vós.

“Há quem diga que é nos transportes públicos que se pratica o melhor surf. O surf urbano.”

(retirado da crónica “Estação Intermédia”, do livro PAGINA DO LEITOR, edição de 2013, de José Alberto Silva dos Santos)

=====================================================================================================================

III.                   PÁGINA DO LEITOR, Promoção e divulgação, Centro de Lazer S. João, Costa de Caparica.

2014-06-15 20h 10m

Olá, amigos. Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora do dia em que estiverem a ler esta minha mensagem. Gostaria de continuar a partilhar convosco o meu trabalho sobre a vida e viagem do meu livro PÁGINA DO LEITOR.

Foto nº 06, de 03 de Agosto 2013, painel Promoção PÁGINA DO LEITOR, em Centro Lazer S. João Caparica, Costa de Caparica.

Foto nº 06, de 03 de Agosto 2013, painel Promoção PÁGINA DO LEITOR, em Centro Lazer S. João Caparica, Costa de Caparica.

Em 03 de Agosto de 2013, por iniciativa própria, levei a cabo uma acção de promoção e divulgação do PÁGINA DO LEITOR, nas instalações do Centro de Lazer de S. João, em S. João, Costa de Caparica. As instalações do Centro foram cedidas graças aos bons préstimos e serviços do Renato Romão e a logística foi assegurada pela sua inefável colaboradora, a Babá Nunes, a quem eu, a ambos, reconhecidamente, agradeço. Os cenários e a decoração de interiores, bem como todo o apoio á promoção do evento, só foi possível graças ao trabalho voluntarioso e esmerado da Ana e da Andreia, a quem eu, reconhecidamente, do fundo do coração agradeço. Foi, diga-mos, uma experiência enriquecedora, pelo menos para mim e a todos os níveis. E pelas 16h30, longe de um auditório cheio de centenas de pessoas, também não era isso o mais pretendido, estiveram presentes, poucos mas bons, os meus familiares, ex-colegas de profissão que já são uma saudade e misto de nostalgia, colegas do curso de formação de formação de língua estrangeira I Inglês, colegas das aulas de natação, conhecidos e desconhecidos. A todos os que estiveram presentes e a todos os ausentes que por uma razão ou por outra não puderam comparecer, embora manifestassem vontade para estarem presentes, o meu eterno agradecimento. Para um primeiro evento desta natureza em que eu fui o seu principal dinamizador e sem mais outro tipo de apoios, malta, a coisa até correu bem. Grato a todos vós.

“Como uma vez disse François de Chateuabriand, escritor francês 1768-1848:

“ A verdadeira felicidade custa pouco; sendo cara, é porque a sua qualidade não presta.”

(retirado da crónica “Pobres somos todos nós”, do livro PAGINA DO LEITOR, edição de 2013, de José Alberto Silva dos Santos)

=====================================================================================================================

II.                   PÁGINA DO LEITOR, Lançamento livraria Leya, Lisboa.

2014-04-30 21h 59m

Olá, amigos. Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora do dia em que estiverem a ler esta minha mensagem. Gostaria de partilhar convosco o meu trabalho sobre a vida e viagem do meu livro PÁGINA DO LEITOR. Penso que as boas notícias também se devem, não acham? Pois o lançamento desta minha primeira obra literária editada aconteceu no dia 23 de Junho de 2013, pelas 17h 00m, na livraria Leya na Barata, Avenida de Roma, n.º 11 A, Lisboa.

Foto nº 18, 22 de Junho de 2013, 16h 30m, Lançamento do livro PÁGINA DO LEITOR, na livraria Leya na Barata, Avenida de Roma, n.º 11 A, Lisboa.

Foto nº 18, 22 de Junho de 2013, 16h 30m, Lançamento do livro PÁGINA DO LEITOR, na livraria Leya na Barata, Avenida de Roma, n.º 11 A, Lisboa.

Estiveram presentes, nesta singela cerimónia de lançamento, a editora Sítio do Livro, responsável pela edição do mesmo, os meus familiares, amigos de infância que há muito não via, ex-colegas de profissão que já são uma saudade e misto de nostalgia, colegas do curso de formação de Legislação Laboral, colegas dos cursos de formação de língua estrangeira I Inglês, vizinhos, conhecidos e desconhecidos. E desculpem se falta mencionar mais alguém. Não foi com intenção. Foi mesmo por lapso de memória já que vocês eram mesmo muitos na sala da livraria. A todos os que estiveram presentes e a todos os ausentes que por uma razão ou por outra não puderam comparecer, embora manifestassem vontade para estarem presentes, o meu eterno agradecimento. Para a minha Ana Maria e a Andreia, nunca vos serei suficientemente grato pelo amor e carinho sempre demonstrado na nossa viagem em conjunto para chegarmos até aqui. Vocês foram, são e serão sempre a razão pela qual eu escrevo. Grato, para sempre.

“Há momentos que brilham eternamente nas nossas vidas. Consequência da força do conteúdo da mensagem que nos transmitem. Tiro certeiro, intenso e de longa duração, momentos há que nos farão companhia para sempre”

(retirado da crónica “Momentos”, do livro PAGINA DO LEITOR, edição de 2013, de José Alberto Silva dos Santos)

=====================================================================================================================

I.                   PÁGINA DO LEITOR, Introdução e sinopse.

2014-02-28 21h 59m

PÁGINA DO LEITOR é o nome da minha primeira obra literária a ser editada em papel. O meu segundo livro que escrevi e o primeiro a ser editado.

Capa do livro PÁGINA DO LEITOR, edição 2013, de José Alberto Silva dos Santos.

Capa do livro PÁGINA DO LEITOR, edição 2013, de José Alberto Silva dos Santos. Foto de 22 de Junho de 2013, 17h 00m. Lançamento do livro PÁGINA DO LEITOR, na livraria Leya na Barata, Avenida de Roma, n.º 11 A, Lisboa.

Esta é a sua sinopse: Durante vários anos, por motivos profissionais, percorri sempre o mesmo trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa: Sobreda, Lisboa, Sobreda. Utilizando, invariavelmente, sempre os mesmos tipos de transportes públicos. Um deles, o comboio, permitia-me, pelo tempo de utilização, ter tempo para pensar, ler, escrever e redigir alguns pequenos textos. Textos curtos, pessoais, de reflexão, sobre o Mundo lá fora que eu via e observava. Durante dois anos, depois de redigidos os textos, eu enviava-os, via correio electrónico, para as redações dos mais variados jornais e revistas com a finalidade de os mesmos serem publicados nas páginas dedicadas ao correio dos seus leitores. De tudo um pouco falei e escrevi nesses textos: amores, desamor, politica, sexo, futebol, história, engenharia, ambiente, humanidade, geriatria, e, sobretudo, sobre Viagens. Em muitos deles estão retratados, minuciosamente, as paisagens do nosso quotidiano, meu e do seu, amigo leitor, que nos rodeiam no dia-a-dia quando vamos para o nosso trabalho. E depois do nosso trabalho para casa. Em todos estes textos eu em algum caminho me cruzei com você anónimo leitor.

Agora, depois de editado e colocado há venda no mercado da especialidade, este livro PÁGINA DO LEITOR tem como finalidade a oportunidade de você agora se poder cruzar comigo. Boa leitura e se possível enquanto vai para o seu trabalho. Ou quando regressa a casa.

“ Pensei em ganhar a “vida” baseado na tríade: Ler, pensar e escrever. Pelo menos tentei. Acho mesmo que nunca poderia ser verdadeiramente livre se a minha consciência fosse prisioneira de um simples: e se eu tentasse?”

(retirado da crónica “O Jogo da Vida”, do livro PAGINA DO LEITOR, edição de 2013, de José Alberto Silva dos Santos)

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: