THE ELEMENTS OF TATHAGATA

I.                   THE ELEMENTS OF TATHGATA, Água.

Tathagata é um nome budista, de rapaz, que significa “o que conheceu as coisas como elas são”

ÁGUA

Escolhi este nome, Tathagata, para este meu novo artigo, por pensar ser aquele que melhor se enquadra com o que de facto nos aconteceu, e acontece, nas nossas viagens pelo Mundo: conhecer as coisas como elas são. Sei que por vezes tal não será possível. Porque duas pessoas nunca têm a mesma visão dos factos, o mesmo olhar do Mundo e sobretudo o mesmo sentimento e paixão pela Vida. E o que para uns pode ser, para outros se calhar não é. E depois de conhecer as coisas como elas são vou pois aqui tentar transmitir o que vi, o que aprendi e me ensinaram sobre a Vida. Serão fragmentos retirados aleatoriamente do conhecimento que tivemos sobre as coisas como elas são.

Foto captada numa manhã de 25 de Agosto de 2010, nos rios subterrâneos Mayas, no Parque de Xcaret, Riviera Maya, estado de Quinta Roo, México.

Foto captada numa manhã de 25 de Agosto de 2010, nos rios subterrâneos Mayas, no Parque de Xcaret, Riviera Maya, estado de Quinta Roo, México.

Não vou mencionar nomes, datas, horas ou locais, por enquanto, dos locais e das gentes onde aprendi a ver as coisas como elas são. Para início de conversa apenas vos conto que segundo um ditado Zen, em gestão de conflito, se deve dominar a nossa mente antes que a nossa mente nos domine. Ou seja: a maior arma do opressor é a mente do oprimido. Quantas e quantas vezes, em conflito, nos apetece a nós aplicarmos a lei de Talião? Mas de acordo com Gandhi se todos nós aplicássemos a Lei de Talião, o Mundo acabaria cego.  Então como tornear os obstáculos? Como enfrentar, por exemplo, as nossas dificuldades do dia-a-dia?

Entre outras tantas soluções que por aí abundam escolhamos ser como a Água. E sigamos a sabedoria da Água. A Água nunca discute com um obstáculo. Ela, a água, simplesmente contorna o obstáculo. Ela não desgasta as energias no problema. Ela aplica, isso sim, toda a sua energia na solução do problema. Pode não ser fácil. Pode levar tempo. Pode. Mas no fim tu contornas as tuas dificuldades. Analisa-te a ti mesmo antes de analisares os outros. Nunca queiras que os outros sejam como tu pois se nem mesmo tu o és. Sê tolerante. Fraterno.

Lutar para contornar as dificuldades da vida não é sinónimo de que vais conseguir vencer essas mesmas dificuldades. Mas se não tiveres ações nunca terás resultados. Concentra-te e utiliza a tua força na solução. Nunca no problema. Não esperes que a solução caia do Céu. Porque do Céu a única coisa que ai é a chuva.

 

Anúncios
2 comentários

2 thoughts on “THE ELEMENTS OF TATHAGATA

  1. AnaMariaSantos

    Muitas saudades dos dois locais que aparecem nas fotos. A qualquer um dos dois, voltava para reviver as aventuras que nós vivemos quando lá passamos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: